quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Verão 2012 na Região das Missões

Em 15 de fevereiro tomamos rumo em direção à região das Missões Jesuíticas. Visitar a família. Emprestada, adotada, querida. Mato Queimado (e o Pontão do Ijuí), Caibaté, São Luiz Gonzaga, Cerro Largo, Vitória das Missões. Municípios que entraram na minha vida, como se lá também fosse a minha origem.
 
 
Neste verão o que tocou foi a seca. As paisagens refletindo o sentimento das pessoas. Para quem vive da terra, ver pastos amarelos, açudes e barragens baixos, soja raquítica, frutos que não vão para frente, é dolorido. Mas a chuva já está voltando. E o ciclo se fecha mais uma vez.
 

 

O sábado de Carnaval nos reservou um casamento em Santo Ângelo. A cerimônia religiosa foi na Catedral de Santo Ângelo. Linda após a restauração. E nosso "Momento Carnaval", (palavras da própria noiva), foi durante a festa, embalada pelos "Garotos do Fandango". No intervalo o DJ tocou marchinhas, e foram distribuidos  pequenos adereços. Ficamos apenas apreciando.
 

Aproveitamos o domingo de carnaval para conhecer o sítio arqueológico de São João Batista. Fica no munic[ipio de Entre Ijuís, a apenas 6km do asfalto (BR 285), e mais perto de Santo Ângelo que  a Missão de São Miguel. Nos surpreendemos com o resgate e recuperação da história da Missão. Gostamos das instalações, placas com explicações e passagens elevadas, conduzindo a locais de interesse, sem prejudicar as peças.Vale agradecer e elogiar o conhecimento e boa vontade do segurança, guardião do local. 
 

 

 

Voltamos para Porto Alegre antes do Carnaval acabar. A tempo de descansar e se acostumar novamente com a cidade. As férias acabaram e o trabalho nos espera.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Verão 2012 – Na praia, de Torres (RS) a Bombinhas (SC) – parte II

Em 6 de fevereiro o rumo foi Bombinhas, para a praia de Canto Grande.

Casa alugada por uma semana, na Vila, junto ao Morro do Macaco. A poucos passos do mar de fora, com sua praia, e do mar de dentro, dos pescadores. Ruas estreitas, carros nas casas e  pessoas a pé. Igrejinha, sorveteria, padaria, mercado, peixaria; algumas lojas de artigos de praia.Poucos bares e restaurantes, e quase zero de vida noturna. O cachorro da rua que nos acompanha nos passeios até o trapiche. Banho de mar ao anoitecer e deslumbre no por do sol. Pura tranquilidade.
 

 

O carro até saiu da garagem, mas para passeio por Bombas, Bombinhas, Retiro dos Padres, Quatro Ilhas, e o que mais tinha no caminho.
 
 

E também para ir na Praia da Tainha, com seus 100m de extensão e águas calmas. Onde até é possível admirar o passeio dos botos.
 

 

E tendo as sensações como lembrança, e as imagens arquivadas na memória dos aparelhos, em 13 de fevereiro voltamos para Porto Alegre, de passagem rumo à região das Missões.

Verão 2012 – Na praia, de Torres (RS) a Bombinhas (SC) – parte I

De 26 de janeiro a 13 de fevereiro fizemos nossa temporada de férias no litoral.
Começando por Torres, que faz parte da minha vida desde criança.
(com meu irmão, em 1971???)

E nada como estar em casa (na verdade, apartamento), com nossas coisas, mas mais liberdade e descontração que na cidade. E tudo ao alcance de uma caminhada: praia, mercado, fruteiras, lojas... O carro somente saindo da garagem para cruzar a ponte do rio Mampituba, em busca de peixe e camarão nas peixarias de Passo de Torres (SC).
 

O mar gelado e um pouco de vento, nada disso incomoda, quando se está na praia em família, convivendo com mãe/sogra, irmãos, cunhadas e sobrinhos. Churrasco, peixe assado, milho verde,  cerveja, vinho, jogo de cartas...

E em 02/02, a procissão de N.Sra. dos Navegantes no Mampituba, acompanhada da sacada do AP. Com direito a duas imagens da Santa: uma na barca gaúcha, e outra no barco catarinense.

 

Em 6 de fevereiro o rumo foi Bombinhas, para a praia de Canto Grande.