terça-feira, 19 de junho de 2012

Descobrindo a Citronela

Desde a compra do terreno, nunca me convenci de umas touceiras plantadas junto a cerca, junto a rua debaixo. Na verdade, nunca dei atenção a elas. Contanto que não se desenvolvessem demais, tirando a nossa visão da rua e da área de preservação (um lago no período de chuvas), ajudavam na aparência, quebrando a monotonia da cerca.

Já tinha reparado que era cheirosa, mas só. Não identifiquei. Minha surpresa foi há duas semanas, conversando com o pedreiro que vai erguer a cerca lateral, ao saber que a planta era citronela.
Imediatamente tratei de pegar uma folha e cheirar com atenção... Mais de um ano que temos o sítio, e só agora saber que a tal planta é citronela. Com o longo período de poucas chuvas, o verde está amarelado, e as folhas secas. Nunca nos preocupamos em regá-las.

Fui consultar na internet, aplicações e tudo mais. Tem muita coisa... abaixo transcrevo uma amostra do que se encontra por lá.

E agora, é aplicar as sugestões, e aproveitar o que a planta tem a oferecer.

"A citronela é uma planta aromática que ficou bem conhecida por fornecer matéria-prima (óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos. Considerado um ótimo repelente, o óleo da citronela é rico geraniol e citronelal. Há quem pergunte se apenas cultivando a citronela no jardim é possível usufruir do poder repelente da planta. A resposta é sim, mas com uma ressalva: para que o resultado seja positivo, é preciso plantar a citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados. Uma outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc."

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Capim cidró (capim-limão)

Ausente três meses aqui da Terra da Míriam, trago novidades sobre a reforma da casinha do sítio. 
Depois dos problemas com o primeiro pedreiro, fomos mais cuidadosos com as recomendações, e foi preciso ter paciência, e esperar... E olha que não é nada grandiosa, afinal a casinha tem apenas 60 metros quadrados, e não terá ampliação alguma por enquanto.
Mas as poucos vamos tendo progressos. Parte elétrica refeita, pintura interna e das esquadrias, novo piso. Além de instalação de caixa d’água e conserto da chaminé da lareira. E uma churrasqueira nova: faltam os acabamentos, mas já sairam churrascos.
  
E assim foi possível começar a mobiliar... a área da cozinha está completa.
                                            
E tem coisa melhor que ir buscar no pátio folhas de capim cidró para um chá?