quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Domingo Surpresa em Águas Claras – (3) Ratão do banhado

Depois de descarregarmos todo o estresse da semana, plantando, capinando, descobrindo verduras e temperos, na hora de irmos embora tivemos outra surpresa:
Ratões do Banhado.
Estavam lá, descansando no banhado, área de preservação do condomínio.
Bela despedida, para o primeiro domingo de primavera !!

Domingo Surpresa em Águas Claras – (2) Hortinha provisória

Um dos efeitos da infindável reforma da casinha é ainda não podermos usar o local eleito para a horta. Está cheio de entulho de obra (restos de piso, tijolos, madeira...).
Resolvemos recuperar o que antes parecia a horta do antigo proprietário, para plantar alguns temperos, e outras coisinhas por enquanto.
Por trás da cerca, que envolve metade da pequena área (a restante está caída), tínhamos sob monitoramento a hortelã - que se não cuidarmos irá tomar conta de tudo, tocos de pé de amora-preta (framboesa?)...
... alguns pés incipientes de ananás, um de funcho e um começo de couve.
No domingo fui plantar sementes de salsa, em um pequeno canteiro preparado de uns 2m x 1m. E depois me pus a limpar a área. Com as mãos fui arrancando as urtigas (estava de luvas, claro), e tendo surpresas. O que eu não conhecia (a maioria), recorria ao meu “consultor”.
E surgiram: mais uns 2 pés de couve, espinafre, um ramo de uns 30cm de um futuro maracujazeiro, que prendi na cerca, onde deve ter sido o local original dele mesmo...
E entre outras coisas, que ainda vamos esperar que se desenvolvam para termos certeza do que são, estão também 3 vestígios de tomateiros, cebolinha, e talvez radiche.
A incursão no cercadinho não podia ser melhor: temos uma HORTA!!!

Domingo Surpresa em Águas Claras – (1) Desfile Farroupilha

A primavera começou na sexta, mas o primeiro dia a se revelar digno da estação foi no domingo. E com um belo sol no céu azul, fomos passar algumas horas no sítio.
Pois ao nos aproximarmos de lá, nos deparamos com um Desfile Farroupillha. Em pleno 25 de setembro.
 Pelo acostamento da RS 040, vinham cavaleiros e prendas em seus cavalos...
 
... ou em charretes, acompanhadas de motocicletas...

Gaúcho à cavalo, mas falando ao celular... e o churrasco saindo no “Caminhão Alegórico”.

No passado 20/09, Porto Alegre com chuva, não nos animamos a sair para assistir aos desfiles farroupilhas. Ouvimos o som pela janela aberta (é perto), mas vimos, mesmo, pela TV.
Foi em Águas Claras que tivemos a oportunidade de saudar, com certo orgulho, os tradicionalistas.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Dias nublados

Depois de uma semana de sol, sentindo os sintomas da primavera, os dias nublados e a chuva voltaram, talvez para se despedirem do inverno. Pelo menos assim espero.
E não é que foi na minha sacada, no apartamento, que fui presenteada pela primavera?

Aquela orquídea, que nunca tinha florescido aqui, e que só tinha enfeitado minha casa com suas flores quando veio para cá, há uns cinco anos, resolveu dar flores. Eu tinha desistido, e nem prestava mais atenção nela. Tinha até resolvido levá-la para o sítio... quem sabe iria ficar melhor sob a copa de alguma árvore?

Agora não sei mais o que fazer com ela: melhor deixá-la por aqui mesmo? Mas não vou decidir ainda. Por enquanto vou é ficar apreciando suas flores.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Domingo no Sítio

A primavera está chegando...estamos quase lá.
Neste domingo foi possível fazer um programa típico da estação.
A casa ainda em reformas, com andaimes para pintar o forro (internamente), o piso sendo trocado, material para todo lado...
Mas já foi possível aproveitar o sítio em Águas Claras... do lado de fora da casa, claro.
Ou se aquecendo ao sol, ou capinando (adolescente urbano brincando com a enxada)


...ou plantando pela primeira vez (eu, semeando camomila - tio com sobrinho, na roça de mandioca)

... ou fotografando o desabrochar e sua evolução.

pessegueiro em flor
E pensar que no Calendário Maia o dia era KIN 1 - nutrir, nascimento (do Dragão vermelho), no tom magnético do propósito, iniciando a execução da meta. Coincidência? Sincronismo.

domingo, 11 de setembro de 2011

Cerâmica no Peru

Em 2010 fui ao Peru.
Não vou falar aqui das belezas da paisagem, das cidades, das civilizações...incas, pré-incas. É tudo fantático, e eu encheria muitas e muitas linhas. Machu Picchu? Sem comentários. Apenas que é uma foto lá que ilustra este blog.
Minha intenção é mostrar um pouco do que vi de cerâmica. Objetos históricos.
No Museu Amano estão peças fantásticas, escolhidas criteriosamente, exemplificando época, local, cultura, povo. Mas não era permitido fotografar. E pior, o livro com o acervo de cerâmica estava esgotado, apenas um exemplar disponível como amostra. Teria trazido mesmo que fosse a edição em japonês. Os ideogramas (é isto?) para mim são enigmas insolúveis. Mas fotos são sempre fotos. Uma pena, pois o que trouxe na memória aos poucos vai se apagando.
                                       Autoretratos (com minha velha câmera, hoje aposentada)
... entre "botellas"
Em compensação, no Museu Nacional Arqueologia Antropologia e História eu enloqueci...era permitido fotograr! O acervo é grande, e passei a querer registrar tudo o que via de cerâmica. Tudo mesmo. Mas me escaparam vitrines, impossíveis de fotografar por conta do brilho no vidro, e outras por estar acompanhando meu grupo, e não podia me perder muito deles.
Na loja do Museu comprei um livro incrível: "Cerámica del Peru Antiguo". E assim até pude identificar peças que fotografei. e de vez em quando dou mais olhadas nele. Aprendizado e Inspiração.

Algumas peças que fotografei...

  

                                         Cultura Recuay                         Cultura Cupinique

                                                                  Cultura inca



e... Machu Picchu
                               

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ORQUÍDEAS DO SÍTIO

Uma postagem bem rápida, apenas para não perder o momento.
Ontem tivemos uma amostra da primavera (estava mais para verão mesmo). Um domingo com sol, céu azul, e bastante calor.
Eu ainda de repouso, por conta de uma "peste" que não me larga, fui fazer um passeio em Águas Claras. E nosso sítio resolveu me fazer um afago, me surpreendendo com as primeiras florzinhas de orquídeas desabrochando. Como continuar de baixo astral?

domingo, 4 de setembro de 2011

Retrospectiva de Cerâmica - Exposição no Espaço C em 2010


Na série, de retrospectiva da minha cerâmica, deixei passar a exposição em agosto de 2010. O Espaço C, local de exposiçao e loja, com ênfase na cerâmica (mas não necessariamente), estava abrindo as portas.
E nesta inauguração se misturaram trabalhos de exposição, com peças artesanais à venda. De diferentes materiais.
Claro que a peça MAIS importante era a minha, pelo menos para mim. Não batizei ela propriamente, mas o apelido é Templo Grego, por conta da inspiração. A base é em mosaico, e o restante, em cerâmica esmaltada de alta temperatura.
Na exposição, de tudo um pouco, utilitários de Adma Corá, dona do espaço, desenhos de Camo Landell de Moura...

... e bijouterias, tecidos, tecelagens, cerâmicas...