Em 2010 fui ao Peru.
Não vou falar aqui das belezas da paisagem, das cidades, das civilizações...incas, pré-incas. É tudo fantático, e eu encheria muitas e muitas linhas. Machu Picchu? Sem comentários. Apenas que é uma foto lá que ilustra este blog.
Minha intenção é mostrar um pouco do que vi de cerâmica. Objetos históricos.
No Museu Amano estão peças fantásticas, escolhidas criteriosamente, exemplificando época, local, cultura, povo. Mas não era permitido fotografar. E pior, o livro com o acervo de cerâmica estava esgotado, apenas um exemplar disponível como amostra. Teria trazido mesmo que fosse a edição em japonês. Os ideogramas (é isto?) para mim são enigmas insolúveis. Mas fotos são sempre fotos. Uma pena, pois o que trouxe na memória aos poucos vai se apagando.
Autoretratos (com minha velha câmera, hoje aposentada)
... entre "botellas" 
Em compensação, no Museu Nacional Arqueologia Antropologia e História eu enloqueci...era permitido fotograr! O acervo é grande, e passei a querer registrar tudo o que via de cerâmica. Tudo mesmo. Mas me escaparam vitrines, impossíveis de fotografar por conta do brilho no vidro, e outras por estar acompanhando meu grupo, e não podia me perder muito deles.
Na loja do Museu comprei um livro incrível: "Cerámica del Peru Antiguo". E assim até pude identificar peças que fotografei. e de vez em quando dou mais olhadas nele. Aprendizado e Inspiração.
Algumas peças que fotografei...


C
ultura Recuay Cultura Cupinique
Cultura inca
e... Machu Picchu