Mais do que uma só viagem, mas muitas.
O ponto alto do início de minha temporada em Cunha foi o dia das aberturas dos fornos noborigama. Eram dois ateliês com programação para aquele sábado de setembro de 2008: Suenaga e Jardineiro, e Oficina de Cerâmica, de Augusto e Leí. Com hora marcada para a abertura de cada uma das câmaras, intercalando os horários entre um ateliê e outro.
Leí Galvão e Augusto Campos – Oficina de Cerâmica
Espaço com loja e ateliê, em vários níveis, seguindo a inclinação do terreno. Na área coberta, ao lado, o forno noborigama. Os ceramistas? Nativos da terra, um Augusto simpático e com seu jeito calado, e um Leí que é só sorriso.
A abertura da câmara segue um ritual. Inicia com uma breve aula, de modelagem da cerâmica e de esmaltação, para que os visitantes possam entender como as peças foram produzidas. Algumas explicações sobre a queima, de 72h ininterruptas. E então a abertura, e a retirada das peças, que com carinho vão sendo colocadas em prateleiras. Os visitantes? Surpresos, admirados... e muitas fotos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiU-Shk9aEYNQQHFY7eRMc6ELLn2fGNxwu5KGPjz-giGBSxRtY3seQOoZukRvZ0zgtF3f7ZnqIvOR9DqeGz2jNK0TQIjWhQQ_6Qkex3tpxNvJPE3Kq4hxRsbyB2FsVbbSM9BbviDEU8Zxo/s200/20110509_13_DSC00808.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFvfnZ4Ifgjjcgk6bcVoBcTAFt6GJUngc7RIB-bKCcclCTRvJFM9GE9-9J7n6OjEYbj-gbhcOOoEMk7U-U0dz6P1FOpQnmoauiXABdVfl9RPuWQ1D_jLEPWDwDl6Yom3TRRdl2Fx0fZeA/s200/20110509_14_DSCN3107.jpg)
Acervo pessoal
Suenaga & Jardineiro
De Kimiko Suenaga ( japonesa) e Gilberto Jardineiro (paulista), que se fixaram em Cunha nos anos 80. Uma grande área coberta, no terreno em declive,onde está instalado o forno e espaço para exposição e venda de peças.
A abertura é precedida de apresentação, com os passos desde a preparação da argila, culminando com a retirada das peças prontas do forno. Puro encantamento é a leveza de Kimiko com o pincel, que ao deslizar na peça, forma um desenho delicado.
Peças no interiro do forno
Esta queima foi a última daquele forno... que em seu exterior demonstrava o desgaste de anos de trabalho. Ainda em Cunha pude acompanhar a desmontagem do velho e gasto forno, e o início da montagem do novo. Em poucos meses um novo forno estaria pronto.
(Terra Ressonante Vermelha – Seli 9 da Lua Espectral da Serpente (11) do Ano da Lua Harmônica Vermelha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário